Diretoria

Diretoria APAZA – triênio 2019 a 2021

Presidente: Mara Cristina Marques

Mara Marques trabalhada

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu; Título de Especialista em Zoologia no CRBio-1, atuando como bióloga na Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP) desde 1992 na Divisão de Ciências Biológicas com enfoque em mamíferos. Foi curadora do Setor de Mamíferos da FPZSP (2006-2010) e curadora geral no período de 2009 – 2010. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em manejo. Atualmente é bióloga do Depto Técnico da FPZSP e Presidente da Associação Paulista de Zoológicos e Aquários, administradora e registradora do ZIMS/Species 360 da FPZSP e representante brasileira do Sistema. Co-keeper do grupo de Leontopithecus perante ao ICMBio e consultora de manejo do Programa ex situ do Leontopithecus. Participou da revisão da lista da Fauna ameaçada para Mamíferos do Estado de São Paulo (2016), atua no estabelecimento de ações voltadas à Política Públicas focadas na conservação ambiental no Estado (Política Pública do Estado de São Paulo), Comissão Pró-Primatas, Participou da elaboração do Plano de Ação Nacional do ICMBio para Onça parda (Puma concolor), pequenos felinos e mamíferos da Mata Atlântica Central. Coordenadora do Núcleo de Relações Interinstitucionais da FPZSP. Membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da FPZSP.

Vice-Presidente: Luana Longon Roca

 

Diretora-Financeira: Fátima Aparecida Viveiros Valente

fatima trabalhada

É bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu (1990) Tem experiência nas áreas de Zoologia, Gestão e Educação Ambiental. Atualmente é Diretora Administrativa da Fundação Parque Zoológico de São Paulo.

Secretária: Angélica Midori Sugieda

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestre profissional em Conservação de Fauna pela Universidade Federal de São Carlos/Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Atuou em projetos de conservação de araras na natureza (Arara-Azul no pantanal e Arara-Azul-de-Lear no caatinga). Na Fundação Florestal  (São Paulo), foi coordenadora do Centro de Estudos e Manejo de Animais Silvestres (CEMAS), na sequencia coordenou o Programa de Pesquisa Cientifica do Parque Estadual Intervales (PEI) e atuou no estabelecimento do Programa RPPNs Paulistas. Participou de projetos da Secretaria do Meio Ambiente, como o Programa de Proteção à Fauna Silvestre do Estado de São Paulo e o Projeto Diretrizes para a Conservação e Restauração da Biodiversidade no Estado de São Paulo em parceria com o Biota/FAPESP e coordenou as atualizações da Lista de Espécies da Fauna Ameaçada do Estado de São Paulo em 2008, 2012 e 2016. Atualmente é assessora de Conservação da Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP), onde atua no planejamento e execução de projetos voltados à conservação da fauna silvestre, como também, no estabelecimento de ações voltadas à políticas públicas focadas em conservação ambiental no estado (política de Fauna Silvestre do Estado de São Paulo; Zoneamento Ecológico-Econômico; Comissão Pró-Primatas Paulistas, Comissão Paulista de Biodiversidade, entre outros). Coordenou o Depto de Conservação da Sociedade Paulista de Zoológicos, hoje Secretária da Associação Paulista de Zoológicos e Aquários.