Durante 2016, os membros da APAZA se reuniram para realizar a avaliação da Instrução Normativa 7, de 30 de abril de 2015, que institui e normatiza as categorias de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro e define, no âmbito do IBAMA, os procedimentos autorizativos para as categorias estabelecidas. O objetivo foi rever os valores deste instrumento e propor melhorias e atualizações em todos os seus anexos, atendendo às necessidades de zoológicos e aquários.
Em 15 de julho, a APAZA, então SPZ, entregou aos cuidados da Dra. Vilma Clarice Geraldi – Diretora do Departamento de Fauna e da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (DeFau) e a bióloga Ana Carolina Dalla Vechia, a proposta elaborada por seus associados.
A Associação Paulista de Zoológicos e Aquários espera ter contribuído neste processo de forma efetiva e construtiva, buscando fazer a diferença na preservação da biodiversidade com o esforço conjunto de seus associados.